APRESENTAÇÃO
A Associação de Apoio Esperança e Vida surge, em 1990, da necessidade de apoio multidisciplinar: socioassistenciais e saúde para com as pessoas portadoras do vírus HIV, Aids e dependentes do álcool e drogas que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social.
Constituída juridicamente, inscrita pelo CNPJ 67991521/0001-29, seus Estatutos e Atas estão devidamente atualizados e registrados em cartório. Possui toda a titularidade, inscrições e certificações exigidas de uma entidade beneficente, tais como: Título de Utilidades Públicas; inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de Campinas (CMAS); Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP); Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES); Cadastro Estadual de Entidades (CRCE-SP); Alvarás de funcionamento e sanitário; Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) e Certificada pelo Ministério da Cidadania (SENAPRED), para assim, celebrar convênios e receber recursos públicos e doações de pessoas físicas e jurídicas.
A entidade mantém um Ambulatório com atendimento médico, odontológico, psicológico, nutricional e fisioterapêutico; uma Enfermaria com 30 leitos para doentes terminais de aids para reabilitação e cuidados paliativos; uma Casa de pronta acolhida e passagem em regime pronto acolhimento rotativo para 100 pessoas em situação de rua; uma Comunidade Terapêutica masculina para tratamento e recuperação de 70 alcoolistas e dependentes químicos, que funciona no Sítio Esperança e Vida e uma Comunidade Terapêutica feminina em Valinhos/SP para tratar, recuperar e reintegrar socialmente 24 mulheres dependentes do álcool e drogas, sobretudo do crack, em situação de rua e outras situações de vulnerabilidade e risco social decorrentes do vício.
Para realizar a sua missão a entidade conta com uma Equipe Terapêutica Multiprofissional assalariada e pelo trabalho voluntário, que é mantida basicamente por doações de sócios-doadores, que contribuem mensalmente e espontaneamente, além dos bazares, eventos e uma padaria móvel (food truck).
Desde 1990, a instituição já acolheu e cuidou de mais de 2.000 portadores e doentes de aids em fase terminal e ajudou a recuperar mais de 3.000 homens dependentes do álcool e drogas vivendo em situação de rua, risco e vulnerabilidade social, além de prevenir milhares de pessoas de contrair o HIV/AIDS ou desenvolver o alcoolismo e dependência química, através de palestras e ações de prevenção, em empresas, escolas e comunidades.
A Associação Esperança e Vida, apesar de não contar com recursos públicos, é uma das primeiras Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Brasil a implantar uma Casa de Apoio em 1993 para doentes terminais de AIDS, cofinanciada pelo Ministério da Saúde, parceria que se estendeu até 2005. Em 1997, celebrou o seu primeiro convênio com a Secretaria Municipal da Saúde de Campinas, que durou até 2008.
Por ser uma entidade de referência nacional para o Governo Federal, foi escolhida pelo Ministério da Saúde em agosto de 2000, para representar o Brasil na Conferência Latino-americana de enfretamento da epidemia da Aids no continente, realizada em Bueno Aires. A entidade mantém uma estreita e saudável relação de referência e contra referência com todos os serviços públicos de saúde, hospitais de Campinas e RMC, em especial com o Hospital de clínicas da UNICAMP, atendendo as suas demandas por vagas para doentes terminais de Aids e necessitados de cuidados paliativos, além de outras demandas dos demais serviços de saúde e socioassistenciais do município e RMC para pronta acolhida de pessoas em situação de rua, risco e vulnerabilidade social, portadoras do alcoolismo e dependência química, necessitados de tratamento, recuperação e reinserção familiar e social.
NOSSA MISSÃO
Missão
Acolher, cuidar, recuperar, apoiar, restaurar a saúde, a sobriedade, a dignidade, a cidadania e promover a reinserção familiar e social aos seus acolhidos e ainda contribuir para a diminuição da transmissão do HIV e de novos casos de AIDS, alcoolismo e dependência química, através da realização de palestras e ações educativas de prevenção nas comunidades, escolas e empresas.
Visão
Persistir como uma instituição beneficente autossustentável, reconhecida pela credibilidade e excelência na condução, gestão e prestação de serviços de acolhimento institucional, cuidados de saúde e assistência social para pessoas que enfrentam desafios relacionados ao HIV/AIDS, alcoolismo e dependência química, especialmente aquelas em situação de rua, risco e vulnerabilidade econômica e social.
Valores
Amor ao próximo, gratuidade dos serviços, trabalho, justiça, verdade, honestidade, transparência, solicitude, hospitalidade, dedicação, celeridade, resolutividade, excelência, qualidade e auto sustentabilidade.
HISTÓRIA, VIDA E MISSÃO
Meu nome é Roberto Geraldo da Silva, conhecido e chamado simplesmente pelo diminutivo de Roberto, Robertinho. Talvez tenha alguma relação com a minha estatura: 1,58 de altura. Sou o caçula, 11º filho do Sr. Braulino e Dona Maria. Mineiro, natural de Guaxupé, onde vivi até os meus 19 anos. Ser mineiro é uma das grandes alegrias que tenho nesta vida! Tive uma infância muito pobre, simples e cercada de muitas privações. Mas a minha mãe foi minha grande inspiração, um exemplo vivo de amor e caridade aos pobres e sofredores.
Depois que servi o exército, em 1979 mudei para São Carlos/SP, na busca de sucesso profissional e prosperidade material. Sempre fui católico de berço, tradição e costume como a maioria. Mas, em 1980 tive o meu primeiro encontro pessoal com Jesus, quando fui batizado no Espírito Santo. Aquela experiência de Deus mudou completamente a minha vida. Comecei a perguntar para o Senhor o que faria com tanto amor derramado sobre a minha vida. Me engajei na igreja, fiz mil coisas boas, cai no ativismo pastoral, mas estava longe de fazer o que Jesus faria se estivesse em meu lugar.
Graduado em Ciências Sociais pela Unesp, bacharel em teologia e ciências religiosas pela PUCAMP e mestrando iniciado na Unicamp na área de sociologia da saúde. Já trabalhei de ajudante de pedreiro, sapateiro, bancário, carteiro e por último como professor de sociologia e história na Rede Pública Estadual por de 33 anos de efetivo exercício.
Em 1990, numa visita a um casal com AIDS recebi um chamado de Deus para acolher e cuidar de pessoas que sofrem de HIV/AIDS em fase terminal, vivendo em situação de exclusão social. Em 2006, o Senhor me confiou uma Comunidade Terapêutica Masculina, para tratar e recuperar alcoolistas e dependentes químicos. Em maio 2023, iniciamos a nossa Comunidade Terapêutica Feminina em Valinhos para tratar e recuperar mulheres alcoolistas e dependentes químicas.
Sou casado há 27 anos com Ana Maria que é nutricionista da obra e temos dois filhos adultos, a Mariana e o José Roberto. Confesso que conciliar a minha profissão de professor, o meu sustento, a vida de família e a missão da Esperança e Vida sempre foi meu maior desafio. Mas, ao longo desses anos de vida e missão não me faltou a graça de Deus para dar conta e seguir em frente. Como Fundador e Presidente de uma obra de misericórdia hoje me dedico integralmente a missão de acolher e cuidar de pessoas que vivem com o HIV e AIDS e de alcoolistas e dependentes químicos para aliviar a dor e o sofrimento e proporcionar a recuperação física, mental e espiritual dos filhos acolhidos e vivo inteiramente a disposição da Esperança e Vida.
PALAVRA DO FUNDADOR
Março de 2024 – Acolher e cuidar, eis a nossa missão
Em 1990, recebi um chamado especial, para amar e servir de um modo concreto: acolher e cuidar de pessoas socialmente excluídas vivendo com o HIV, AIDS alcoolismo e dependência química. Mesmo sentindo-me impotente diante desta realidade desafiadora a minha resposta foi sim: eis-me aqui, Senhor! As perguntas e as dúvidas pareciam sempre maiores e mais fortes que as certezas, [...]